Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4
Acessibilidade 5 Alto contraste 6

Homenagem da Câmara de Vereadores de São João do Itaperiú, aos amigos e colaboradores do CTG Estância da Liberdade.

Publicado em 17/05/2018 às 15:07 - Atualizado em 17/05/2018 às 15:16

A Câmara de Vereadores de São João do Itaperiú realizou sessão solene alusiva a V fecarne e prestou homenagem aos amigos e colaboradores do CTG Estância da Liberdade por toda dedicação e contribuição que vem sendo realizada em favor da Festa.

  - Adirson D`Avila.

  - Rosana  Borba D` Avila.

A família do patrão Adirson é apaixonada  pela prática do esporte do rodeio crioulo,  seus filhos, Carlos D`Avila, Carol D` Avila e Matheus D`Avila, iniciaram a prática do esporte ainda crianças. Mas o destino apresentou à família a necessidade de planejar um novo centro de tradição gaúcha o (CTG).  No ano 2011 a família compra as terras da família do Sr. Esmael Espindola, popular Ima, na cidade de São João do Itaperiú  e começa a planejar e executar o parque de evento do CTG Estância da Liberdade. 

Na gestão  do ex Prefeito Rovâni Delmonego e do ex Vice Prefeito Gilberto Azevedo, mas preciso no ano 2013 no primeiro ano de mandato, com parceria dos Frigoríficos São João, Frigoríficos Demarchi,  Frigoríficos RE, Frigoríficos Marlene,  Frigoríficos  Cântuario e King alimentos, entre  outros amigos como Adirson e Rosana D`Avila,  Chico e Ana de Souza surge a festa da Carne ( Fecarne).

A 1ª Fecarne, foi realizada entre os dias 9 e 11 de agosto de 2013 no CTG Estância da Liberdade, e foi um sucesso de público. Aproximadamente 20 mil pessoas participaram das festividades durante os três dias de festa, que contou também com a realização simultânea do 1º Rodeio Crioulo e Rodeio Country do CTG Estância da Liberdade. Nestes, houve a participação de cerca de 300 laçadores, de diferentes municípios do estado.

Uma grande área de camping foi montada para receber os participantes dos Rodeios, que contaram com a nova estrutura do CTG para este fim. A movimentação dos turistas foi percebida pelos comerciantes do município, que se beneficiaram pelo aumento do consumo nos dias de festa.

No dia 9, primeira noite das festividades, houve a escolha da Rainha da Fecarne.  Depois de avaliados os quesitos desenvoltura, simpatia, beleza e dicção, a escolhida pelos jurados foi Tuane Ramos, de 18 anos. A 1ª e 2ª Princesa, respectivamente, foram Joice Stinghen de Freitas, 17 anos, e Maria Priscila Porto, também de 17 anos, enquanto a Miss Simpatia foi Sara Rosa, de 20 anos. A realeza, que já tinha as princesas mirins, tem o encargo de representar e divulgar a Festa da Carne na região e estado.

Seguindo as festividades, outro destaque aconteceu no almoço de domingo, quando foi servido o boi no rolete gratuito para os presentes. O primeiro corte simbólico foi realizado pelo Ex prefeito Rovâni Delmonego e pelo Ex vice-prefeito Gilberto Azevedo.

A festa foi o impulso necessário para apresentar o potencial da cidade no ramo dos frigoríficos para todo estado de Santa Catarina, já que  o município de São João do Itaperiú foi reconhecido pelo Governador do Estado de Santa Catarina João Raimundo Colombo, através  LEI Nº 16.328, de 20 de janeiro de 2014, como a capital catarinense da carne bovina e ovina, a partir de Lei de autoria do Deputado Estadual  Darci de Matos.

O abate e processamento de carne é a principal atividade econômica do município, que conta hoje com 3.800 habitantes;  anualmente, são abatidas mais de 52 mil cabeças de gado e 20 mil de ovelhas. De acordo com o parlamentar que originou a lei, a partir deste título a qualidade da carne de São João do Itaperiú ficou ainda mais conhecida fora do município.

 

A SEGUNDA FECARNE.

O evento também aconteceu  entre os dias  09 a  11 de agosto 2014, no CTG Estância da Liberdade e teve Rodeio Country, Rodeio Crioulo, exposições, bailes, Seminário Regional da Carne, feira de artesanato, entre outros e dois bois no rolete gratuitamente à população presente.

Já TERCEIRA FECARNE.

Ocorreu entre os dias 16 e 18 de outubro/2015  a 3ª edição da Festa da Carne (Fecarne).

Foi realizado no dia 15 de outubro o 2° Seminário Regional da Carne, abrindo a 3ª edição da FECARNE - Festa da Carne. Com aproximadamente 60 pessoas na plateia, foram abordados temas relacionados ao produto que dá a São João do Itaperiú o título de Capital Catarinense da Carne Bovina e Ovina.

A QUARTA  FECARNE.

A quarta edição da fecarne aconteceu entre os dias  07 a 09 de Outubro 2016, que contou também com a realização simultânea do 4º Rodeio Crioulo e Rodeio Country do CTG Estância da Liberdade. Nestes, houve a participação de cerca de 900 laçadores, de diferentes municípios do estado de Santa Catarina. O ponto alto da festa foi o show nacional com Hugo e Tiago atraindo mais de 6000 pessoas no evento.

Este resumo das quatro edições da FECARNE,  apresenta o quanto que a família do CTG Estância da Liberdade foi importante para todas as realizações deste magnifico evento e ainda ressaltar que ocorreram graças a parcerias publica privada.

A palavra expressada por todos os Vereadores é muito Obrigado .

 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar