Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4
Acessibilidade 5 Alto contraste 6

Jovem Aprendiz Na Câmara de Vereadores.

Publicado em 13/09/2017 às 14:52 - Atualizado em 14/09/2017 às 14:21


Créditos: Assessor legislativo. Baixar Imagem

A Câmara de Vereadores de São João do Itaperiú através do Programa Balcão da Cidadania, regulamentado pelo DECRETO LEGISLATIVO Nº 003/2017, disponibilizou o Plenário alternativo para o programa Jovem aprendiz.

A abertura do programa aconteceu no dia 11 de setembro com a presença do Presidente da Câmara de Vereadores Dorival Duarte, Vereador Valdeci Delmonego, Prefeito Clézio Fortunato, Vice Jaime de Souza, Diretora do Colégio Elvira Farias Passos Sr. Angelita Borba de Souza, representante da instituição de ensino ASSESSORITEC o Coordenador  Corporativo  Messias Bucci Junior  que vai ministrar a parte pedagógica do programa, Assessor Legislativo Gilberto Azevedo, representante do Frigorifico São João: Irioni Alberto Pereira, representante do frigorifico Demarchi: Eliane Maia, representante da Banana Schappo Keli Cristina Schappo e os dezesseis jovens acompanhados dos responsáveis.

O programa Jovem Aprendiz foi instituído de acordo com a Lei Federal nº 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº 5.598/2005. O Programa iniciado que terá duração de dezoito meses e foi aderido por três empresas: Frigorifico São João, Frigorifico Demarchi e Banana Schappo.

O jovem aprendiz proporciona formação técnica- profissional e oferece ao jovem oportunidades de desenvolver atividades administrativas e capacidade para atuar com discernimento no mundo do trabalho.

Além de obter mão de obra qualificada e redução de encargos, mais que uma obrigação legal, a contratação de um aprendiz é uma ação de responsabilidade social e sem duvida promoverá a cidadania.

Também está assegurado na lei o direito do aprendiz de cumprir uma jornada de trabalho diferenciada. Enquanto para os demais profissionais a jornada normal de trabalho é de 8 horas diárias e 44 horas semanais, para o aprendiz a duração do trabalho não pode ser superior a 6 horas por dia, sendo proibidas a prorrogação e a compensação de jornada.

Presidente Dorival enalteceu a importância do programa para o currículo de cada jovem que estará participando desta oportunidade de ter o seu primeiro emprego e conseguinte estará tendo uma qualificação com conteúdos apresentados por professores, oportunizando  conhecimento e currículo para toda vida.

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Parlamentares Relacionados