Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4
Acessibilidade 5 Alto contraste 6

Rede de vizinhos.

Publicado em 27/07/2017 às 17:39 - Atualizado em 28/07/2017 às 14:55


Créditos: Assessor legislativo. Baixar Imagem

Na sessão ordinária realizada no dia 25 Julho na sede Câmara de Vereadores o comandante da Policia Militar de Barra velha e São João do Itaperiú, Tenente Ruy Florêncio Teixeira Junior apresentou aos nobres Vereadores o programa “Rede de Vizinhos da PMSC’’ sendo o principal objetivo que os vizinhos atuem em cooperação, se associem para fomentar parcerias, fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro”. Ainda pretende melhorar a relação entre a polícia e a comunidade, além de aumentar a vigilância natural, a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio. “Os moradores interessados já podem organizar pequenos grupos e procurar a sede da Polícia Militar para obter maiores informações”

O programa é uma estratégia de policiamento pautada na filosofia de polícia comunitária, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar reúne vizinhos de uma determinada localidade.

A Rede de Vizinhos PMSC foi estruturada em seis pontos fundamentais para o sucesso o programa:

1 – Participação Policial Militar;

O policial militar deve ser o gestor de transformação da sua comunidade, participando de forma ativa das atividades da rede.

2 – Reunião de sensibilização;

Apresentação da Rede de Vizinhos PMSC, exposição do levantamento de situação da localidade, esclarecimento do objeto, dos objetivos, da metodologia, dos benefícios, das dificuldades, dos riscos e da responsabilidade dos participantes.

3 – Rede de comunicação;

Estabelece um canal de comunicação entre os membros da rede, e o controle é realizado pelo policial militar de ligação.

4 – Reunião de implantação;

Formalização da Rede de Vizinhos da PMSC.

5 – Método Iara;

Consiste em identificar os problemas de ordem pública na circunscrição da rede, analisar as causas, desenvolver um plano de ação com atividades a serem realizadas e avaliar os resultados obtidos.

6 – Governança;

Manutenção das reuniões regulares de trabalho, e desenvolvimento de ações integradas que fomentem a coprodução e a corresponsabilidade.

 

Como criar Rede de Vizinhos PMSC:

1 - Mobilize seus vizinhos;

2 - Com a vizinhança (moradores e/ou comerciantes) mobilizada, procure o comandante da Polícia Militar do seu bairro;

3 - O comandante local estudará a viabilidade da estratégia de Rede de Vizinhos PMSC para a localidade.

O Presidente da Câmara de Vereadores  Dorival Duarte destacou a importância do projeto, “Rede de Vizinhos” para cidade de São João do Itaperiú, a comunidade quer a execução desta parceria com a  Policia Militar.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar